Results for 'Eluiza Bortolotto Ghizzi'

8 found
Order:
  1.  9
    Unidade em Peirce e relações com estética e ecologia.Gabriela Lima Mascarenhas Moreira & Eluiza Bortolotto Ghizzi - 2023 - Cognitio 24 (1):e64611.
    Interessamo-nos, neste trabalho, em refletir acerca de uma aproximação entre estética e ecologia por meio do conceito de unidade, tal como anteriormente indicada por Freitas (2005). Diante de um contexto contemporâneo de crise ambiental, propomos lançar um olhar para o campo da arquitetura e do urbanismo, em que observamos uma crescente busca por modelos estéticos e epistemológicos que se caracterizem como ecológicos. Tomamos como referencial teórico a filosofia pragmatista de Charles Sanders Peirce (1839-1914), considerando, em especial, a afinidade apontada por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    O espaço público da escola - um mundo significado nas relações eu-outro.Nelita Bortolotto & Raquel Salek Fiad - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):5-21.
    RESUMO Discutimos neste trabalho a cultura no espaço público da escola com base em ensaios de alunos de licenciatura em Letras-Português em que expressam suas representações sobre a relação eu-outro no ato da docência em estágio supervisionado. Questionamos se esses alunos, no cotidiano do labor magisterial, nos momentos constituintes do agir ético em diálogo com a estética da profissão, vivem a realidade viva do ato da docência de sujeitos, pelo primado da individualidade e da alteridade no plano do reencontro, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  17
    Dura geografia.Benhur Bortolotto - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):22-36.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Decontextualisation from UNESCO to China : the embarrassment and empowerment of economic uses of intangible cultural heritage.Chiara Bortolotto & Philipp Demgenski - 2024 - In Chiara Bortolotto & Ahmed Skounti (eds.), Intangible cultural heritage and sustainable development: inside a UNESCO Convention. New York, NY: Routledge.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Intangible cultural heritage and sustainable development: inside a UNESCO Convention.Chiara Bortolotto & Ahmed Skounti (eds.) - 2024 - New York, NY: Routledge.
    Drawing on debates about Intangible Cultural Heritage (ICH) safeguarding at the local and international level, Intangible Cultural Heritage and Sustainable Development: Inside a UNESCO Convention, explores the theoretical and practical implications of the intertwinement between these policy fields. Considering how Sustainable Development (SD) priorities are influencing representations of ICH, the volume questions how they are expanding the frontiers of the heritage realm and unsettling accepted understandings of the social uses of heritage. The contributing authors, who hail from a variety of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Lo stato e la dottrina corporativa.Guido Bortolotto - 1931 - Bologna,: N. Zanichelli.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    "A Cor de um Crime" nos Arquivos da Memória.Alzira Lobo De Arruda Campos, Marília Gomes Ghizzi Godoy & Paulo Fernando Souza Campos - 2019 - Dialogos 23 (1):266.
    Por meio de processos-crime, reflete-se sobre a organização racial/racista da sociedade no passado. O assassinato de Vicente Crioulo, no ano de 1848, funciona como o primeiro paradigma para que se entenda que o Estado representa apenas um dos canais para a subjugação de povos não-brancos aos brancos dominadores. Esta abordagem filia-se à micro-história, e procura ver a vida cotidiana de homens e mulheres negras, escolhendo três casos paradigmáticos, que caminham da tortura e morte de um homem negro à uma rebelião (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    Memória, História Oral e Patrimônio Imaterial Afro-brasileiro: teoria, práxis.Leandro Seawright Alonso - 2017 - Odeere 1 (2).
    Neste artigo, demonstrei a relação entre a Memória, a História Oral e o Patrimônio Imaterial Afro-brasileiro. Apontei para os aspectos teóricos e para a práxis de uma História Oral capaz de oferecer algumas bases para a salvaguarda do Patrimônio Imaterial. Para tanto, propus um diálogo dinâmico com diferentes conceitos de Memória, sobretudo conforme compreendida por Joël Candau e Maurice Halbwachs. Apresentei diferentes conceitos em diálogo com autores especialistas em Patrimônio Imaterial, como: Maria Amélia Jundurian Corá, Chiara Bortolotto e Ulpiano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark